Storytelling nas relações profissionais: conte histórias e aumente resultados
por J.Marins
Contar histórias é uma das formas mais antigas de envolver pessoas, deixá-las interessadas além de alguns segundos e passar mensagens de uma maneira agradável pode fazer sua proposta vitoriosa, seja pessoal, seja profissional, comercial ou de qualquer forma.
Isso equivale a fazer você se tornar um escritor, um contador de estórias ou algo assim? Não. O Storytelling bem utilizado, sincero e bem direcionado fará você termais credibilidade, confiança e empatia com seu interlocutor. Ele se sentirá genuinamente abraçado por você. Se você é um corretor de imóveis, conte mais sobre a origem do mercado imobiliário na região onde se situa o imóvel que quer vender ou alugar. Se você é advogado, envolva seu cliente com histórias parecidas com a que ele lhe apresenta. Se você é comerciante, que tal conversar francamente com seu cliente sobre coisas como a origem do tecido que quer vender, os criadores dos óculos que você comercializa, enfim, contar histórias atraem as pessoas. E se entre as histórias você puder acrescentar a sua própria história, eventos verdadeiros que você experimentou. Isso dará resultados fantásticos.
Para ter atenção na era das infinitas distrações, é preciso mostrar um diferencial. A qualidade ou as especificações técnicas de um produto, os serviços que você oferece, as suas relações pessoais e comerciais, sua profissão, não são mais capazes de mostrar a diferença entre o que você oferece e o que o concorrente tem. Mas contar a história dos “porquês” tem alto potencial de aproximação com os clientes.
É essa história que importa.
A cada ponto de contato, essa história vai sendo desenvolvida, ampliada e envolvendo cada vez mais o consumidor. O propósito da marca e de seus produtos, as preocupações envolvidas no processo de produção e as bandeiras que a marca levanta… Isso tudo faz parte da história!
A tradução literal de storytelling é “contação de histórias”. Na prática, storytelling é uma metodologia que usa narrativas para informar. Dessa forma, quem lê ou ouve essas histórias se sente mais envolvido e mais interessado. O público cria uma sensação de pertencimento. Quem se sente parte de algo e se sente importante naquele contexto, dá prioridade para ele.
Um dos principais motivos para essa aproximação acontecer é que histórias são criadas e contadas por pessoas, enquanto informações podem ser disponibilizadas por “máquinas”. Há muito se sabe da importância do impacto positivo em humanizar as marcas, e usar storytelling no e-commerce é uma das maneiras de fazer isso.
Por isso, usar uma boa estratégia de storytelling nas suas relações pessoais, profissionais e comerciais pode ampliar o relacionamento com clientes, no trabalho, com amigos e fazer de você alguém influente e aumentar o volume de vendas.
Narrativas bem desenhadas engajam e aproximam as pessoas. Pense naquele livro ou mesmo em um artigo que conseguiu prender sua atenção em meio a muitas distrações. Lembre daquele vendedor que lhe ofereceu o produto, mas antes fez a apresentação tão interessante que cativou você automaticamente. Não é apenas o conteúdo que faz isso! A maneira como esse conteúdo é disposto e como as informações são mostradas torna um texto muito mais envolvente.
Envolver, aproximar, engajar, conectar: tudo isso é possível através do uso de storytelling no e-commerce. E a técnica pode ser aplicada no conteúdo da marca, como em blogs ou campanhas, mas também em outros momentos.
Se a sua marca tem uma história para contar (e todas têm), ela deve aparecer em todos os pontos de contato com o consumidor. Ou seja: nas redes sociais, nos diversos canais de atendimento ao cliente e até na descrição de produtos.
Quando se fala sobre contar histórias em ambientes de venda digital, por exemplo, muitas pessoas acreditam que estamos falando em campanhas publicitárias ou planos de marketing a longo prazo.
Na verdade, o storytelling no e-commerce beneficia as pessoas e as marcas em diferentes etapas da jornada de compra do cliente.
Observe o gráfico acima elaborado pelo site organicadigital.com
Três por cento é muito pouco para todo o seu esforço de negócio, não é? Para mudar essa estatística, é preciso ser mais assertivo com o restante do potencial de clientes.
Na pirâmide, a segunda camada é dos clientes dispostos a ouvir. Se estes estão dispostos a ouvir e você tem uma boa história para contar, você não precisa mais se preocupar: o aumento nos resultados já está garantido.
Mas o verdadeiro potencial de alavancar negócios com storytelling no e-commerce está nas duas camadas intermediárias. As de consumidores que não estão pensando no seu produto ou serviço nesse momento e os que ainda não sabem que estão interessados. Essas representam 60% do seu público-alvo!
Investir em storytelling no e-commerce é garantir um leve aumento nos resultados a curto prazo e um grande volume a médio prazo. Ao aproximar um público morno à sua marca, são criadas muitas oportunidades de conversão com baixo custo por venda.
E as vantagens ainda não terminaram! Marcas capazes de contar boas histórias, com uma forte estratégia de storytelling fidelizam mais clientes. A longo prazo, o potencial é de aumento de volume de vendas, aumento de ticket médio e aumento de recorrência por cliente.
Qual dos produtos abaixo lhe parece mais atraente?
1) Café orgânico em grãos da região da Serra do Mar.
2) Vindo da Serra do Mar, o Café em Grãos é cultivado em um solo com características únicas no país. O cuidado, a escolha da região e as condições meteorológicas do local se traduzem em uma bebida de aroma intenso e sabor macio. Vendido exclusivamente no mercado brasileiro, o melhor do nosso café chega até a sua xícara sem agrotóxicos, 100% orgânico.
Mesmo quem não bebe café consegue entender os diferenciais do produto de forma clara e envolvente, pela história criada em torno. É esse carinho e cuidado com as palavras e com a narrativa de um produto que vai gerar recomendações, compras para presentes e a criação de um relacionamento com a marca. Isso é a união de storytelling, SEO e copywriting.
São os detalhes que fazem a diferença. E nesse caso os detalhes não são necessariamente as definições técnicas do produto, e sim o que elas representam e dizem sobre a marca. O bom storytelling impacta positivamente as emoções dos clientes, removendo objeções que impedem muitas compras.
Storytelling: por onde começar?
Usar storytelling é uma excelente estratégia de crescimento nos negócios e nas relações de qualquer tipo ou gênero. Além disso, ela ainda é pouco explorado por empresas que não têm seu foco principal de vendas no digital. Ou seja, aplicar storytelling hoje já é uma vantagem sobre o restante do mercado.
Acredite: o potencial do storytelling impacta positivamente e fixa você, seu serviço e seu negócio na mente das pessoas.
Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre como aplicá-lo, você pode aprender conosco, em um dos nossos cursos de Oratória, Linguagem Corporal e Media Training para iniciar essa estratégia.
Sou J. Marins
Escritor, professor, palestrante, jornalista, sociólogo e Juiz Federal do Trabalho
Saiba mais: www.mecomunicobem.com