top of page

A linguagem corporal e o seu sucesso pessoal e profissional

Atualizado: 4 de out. de 2019


Linguagem Corporal é o primeiro idioma de todo ser humano. Na realidade, ela é o principal e o mais importante meio de comunicação de todo ser vivo.

Um bebê antes de falar já sabe utilizar sua Linguagem Corporal para comunicar com seus pais. O mesmo acontece com os pais ao analisarem uma criança que não fala. Saberá se ela está triste, feliz ou escondendo algo.

De posse de seu conhecimento, podemos analisar a comunicação de uma pessoa e seus comportamentos como também, sermos analisados. Mesmo sem conhecimento técnico, é possível identificar algumas intenções por meio de comportamentos que sabemos não serem condizentes com uma pessoa.



Como ser treinado para aprender a "ler" as pessoas


Em média, 60% da informação que uma pessoa repassa quando se comunica vem da linguagem corporal. O percentual pode assustar, mas saiba que quando a conversa é mais emocional, apenas 9% da informação chega por palavras – o resto fica por conta do corpo.



​A leitura corporal é tão importante, que é interessante ressaltar algumas das muitas pesquisas já feitas abordando a temática: sabia, por exemplo, que é possível saber o que uma pessoa pensa sobre determinado assunto apenas com base em seus gestos com as mãos, olhos, boca e corpo.


Os sinais do corpo revelam personalidades

Assim como é possível analisar a linguagem corporal dos outros, é possível analisar a sua própria linguagem, visando melhores resultados em situações específicas, como uma negociação, discurso ou apresentação.


É preciso cuidado nessa prática.


A utilização incorreta do manejo de sua linguagem corporal para causar a impressão desejada em sua audiência pode sair o oposto do esperado. Não existem “gestos universais de eficiência” e tampouco as posturas de dominância devem ser usadas em todas as situações. Gestos ensaiados podem parecer artificiais e até mesmo remeter à mentira. Então, aprofunde as estudos e técnicas conosco antes de praticar.



Fazem parte da Linguagem Corporal, a junção de elementos não verbais na comunicação, como:


Roupas

Maneira de andar

Postura

Gestos

Expressões


Comportamento Verbal x Não Verbal 

A análise do comportamento não verbal deve ser realizada com base em pesquisa científica, que é dividida em:

– Cinésica: movimento do corpo e expressões faciais – Proxêmica: comportamento relacionado ao espaço estrutura e distância pessoal – Tacésica: linguagem do toque – Paralinguagem: conteúdo emocional contido na voz (ruídos, tom, velocidade…) – Primeiras impressões: estudo do formato e estruturas da face

O fato é que se você quer bancar o entendido em linguagem corporal, precisa evitar cair em alguns lugares comuns, afinal braços cruzados nem sempre significam falta de interesse.


Não é achismo e nem adivinhação. É ciência, e qualquer pessoa pode aprender sobre o tema. Ainda que não existam muitos profissionais sérios e qualificados no mercado, sua prática vem crescendo a cada dia.


Entre em contato. Visite nosso site e conheça os nossos Cursos e Treinamentos : www.movliber.org


J. Marins é Juiz do Trabalho, professor, escritor, jornalista e sociólogo. Cofundador do Movimento Libertologia, MovLiber


J. Marins é o criador da Ciência da Liberdade. Pesquisador do ser humano, tem experiência de 32 anos como escritor, jornalista, professor, palestrante, sociólogo, juiz federal do trabalho, especialista em Media Training, Oratória Premium, Dissonância Cognitiva e Simbologia.

Autor de mais de duas dezenas de livros, o professor J. Marins treinou e capacitou, nos últimos 21 anos, milhares de homens, mulheres e adolescentes, conectando-os com suas capacidades, despertando o potencial que existe em cada um desses maravilhosos seres humanos, aptos e prontos para a conquista da Liberdade Emocional, Financeira e Profissional. Sua missão de vida é levar o conhecimento e demonstrar que todo ser humano tem o direito de ser livre, feliz e próspero.

Ainda sobre J. Marins:

* dispõe de 21 anos de experiência como Jornalista, Advogado e Sociólogo

* tem 21 anos como palestrante e professor universitário

* Juiz Federal do Trabalho há 12 anos

* tem 24 livros publicados na ficção e não-ficção

* Filiado à Libertology International

* Membro Autônomo da Embassy of the Free Mind de Amsterdam

* Membro Autônomo do Belgian Institute of Symbology




47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page