A linguagem corporal e o seu sucesso pessoal e profissional
Atualizado: 4 de out. de 2019
Linguagem Corporal é o primeiro idioma de todo ser humano. Na realidade, ela é o principal e o mais importante meio de comunicação de todo ser vivo.
Um bebê antes de falar já sabe utilizar sua Linguagem Corporal para comunicar com seus pais. O mesmo acontece com os pais ao analisarem uma criança que não fala. Saberá se ela está triste, feliz ou escondendo algo.
De posse de seu conhecimento, podemos analisar a comunicação de uma pessoa e seus comportamentos como também, sermos analisados. Mesmo sem conhecimento técnico, é possível identificar algumas intenções por meio de comportamentos que sabemos não serem condizentes com uma pessoa.
Como ser treinado para aprender a "ler" as pessoas
Em média, 60% da informação que uma pessoa repassa quando se comunica vem da linguagem corporal. O percentual pode assustar, mas saiba que quando a conversa é mais emocional, apenas 9% da informação chega por palavras – o resto fica por conta do corpo.
A leitura corporal é tão importante, que é interessante ressaltar algumas das muitas pesquisas já feitas abordando a temática: sabia, por exemplo, que é possível saber o que uma pessoa pensa sobre determinado assunto apenas com base em seus gestos com as mãos, olhos, boca e corpo.
Os sinais do corpo revelam personalidades
Assim como é possível analisar a linguagem corporal dos outros, é possível analisar a sua própria linguagem, visando melhores resultados em situações específicas, como uma negociação, discurso ou apresentação.
É preciso cuidado nessa prática.
A utilização incorreta do manejo de sua linguagem corporal para causar a impressão desejada em sua audiência pode sair o oposto do esperado. Não existem “gestos universais de eficiência” e tampouco as posturas de dominância devem ser usadas em todas as situações. Gestos ensaiados podem parecer artificiais e até mesmo remeter à mentira. Então, aprofunde as estudos e técnicas conosco antes de praticar.
Fazem parte da Linguagem Corporal, a junção de elementos não verbais na comunicação, como:
Roupas
Maneira de andar
Postura
Gestos
Expressões
Comportamento Verbal x Não Verbal
A análise do comportamento não verbal deve ser realizada com base em pesquisa científica, que é dividida em:
– Cinésica: movimento do corpo e expressões faciais – Proxêmica: comportamento relacionado ao espaço estrutura e distância pessoal – Tacésica: linguagem do toque – Paralinguagem: conteúdo emocional contido na voz (ruídos, tom, velocidade…) – Primeiras impressões: estudo do formato e estruturas da face
O fato é que se você quer bancar o entendido em linguagem corporal, precisa evitar cair em alguns lugares comuns, afinal braços cruzados nem sempre significam falta de interesse.
Não é achismo e nem adivinhação. É ciência, e qualquer pessoa pode aprender sobre o tema. Ainda que não existam muitos profissionais sérios e qualificados no mercado, sua prática vem crescendo a cada dia.
Entre em contato. Visite nosso site e conheça os nossos Cursos e Treinamentos :